segunda-feira, 25 de outubro de 2010

IL VERO PANETTONE



Muitas são as delicias culinárias tanto doces como salgadas ligada a festas religiosas. Poucas têm mais famas e conseqüentemente apreciadores do que o ITALIANÍSSIMO PANETTONE.
Em muitos produtos famosos se tem uma disputa histórica para reconhecer a invenção da iguaria como é o caso dos Spaghetti disputados ente a China e a Itália, ou pela descoberta do Torrone entre a Espanha, Itália e países da cultura Árabe. Com o Panettone isso não acontece porque ele nasceu na Itália e mais precisamente na cidade de Milão. Isso não podia ser diferente, Milão é a maior cidade da Itália e a mais rica onde o” business” está enraizado a muitos e muitos anos. O doce é cheio de ingredientes considerados dos mais caros como, manteiga, ovos, açúcar, frutas cristalizadas, uvas passas e uma elaboração (quando artesanal) que pode durar mais de 3 dias. A lenda conta que em uma das mais lindas e luxuosas confeitaria de Milão um jovem confeiteiro que foi trabalhar lá ficou encantado com a bela filha do dono da casa e para conquistar a amada e ter o reconhecimento profissional do dono da confeitaria, resolveu inventar um doce maravilhoso nunca visto antes. Assim depois de vários testes que demoraram vários dias, ele consegui, unindo todos estes ingredientes deliciosos, produzir uma espécie de pão muito saboroso com recheio de frutas e aspecto lindo para poder conquistar a bela amada e o respeito do futuro sogro.
Agora só faltava apresentar a criatura que estava sem nome definido, depois de varias sugestões, visto que o nome do confeiteiro era Antonio que em dialeto milanês se chama de Toni, surgiu a idéia de chamar de Pão(pane) de Toni que com pequeno ajuste ficou Panettone.
O sucesso de venda foi imediato, o coração da amada e do sogro se abriram e o Toni passou o resto da vida na mais feliz das historias graças ao seu talento criativo e naquilo que se tornaria um dos mais famosos e consumidos doces de festas natalinas do mundo.
Venha conhecer o verdadeiro Panettone Italiano no Friccó. Ele é feito por um confeiteiro italiano criativo e eclético como o Toni, ele se chama Dario Loison.

Nenhum comentário:

Postar um comentário