segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Sua Majestade o " Cappelletti in Brodo"



Nos dias de hoje, onde se fala e escreve muito mais de gastronomia que algumas décadas atrás, precisamos evitar a banalização dos ingredientes e dos pratos. Me lembro quando criança em Gubbio, que o cappelletti em brodo era uma iguaria que só podia ser comida no almoço de Natal. Isso porque era uma prato caro e de ingredientes de difícil acesso , como o galo capão. O pré preparo do cappelletti, começava com o cozimento das várias carnes que vão no recheio. No dia seguinte , amigas e vizinhas se uniam para a fase mais trabalhosa que era preparar a massa com ovos e farinha de trigo , cortá-las em formato de discos bem pequenos , colocar o recheio e fechar em forma de chapeuzinhos. Um trabalho de confraternização e de ajuda recíproca. Somando tudo isso o cappelletti transmite além do prazer do paladar, uma emoção que faz com que o almoço de Natal fique ainda mais especial.



Muitas pessoas ainda não conheceram o verdadeiro cappelletti , porque só experimentaram o industrializado e o caldo de tablete , por isso não sentiram nenhuma emoção.



Para transmitir parte destas tradições escolhemos a mão mestra da Dona Marisa , que por ter nascido em Gubbio traz nos genes essa sabedoria e faz como ninguém os deliciosos cappelletti transmitindo essa emoção . Essa experiencia de saborear o cappelletti verdadeiro no Friccó resgata deliciosas lembranças da infãncia de muitos clientes que experimentaram isso através das próprias "nonna".

Um comentário: