quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Alcachofras



Alcachofras, carciofi, artichou ou cynara scolymus, dependendo do idioma que você usar, é originária do árabe al- kharshûf .
Segundo documentação histórica, a transformação da alcachofra Silvestre para uma cultivada aconteceu na Sicilia a partir do primeiro século. Tanto os gregos como os romanos conheciam esta planta, mas no estado silvestre, e acreditavam que elas tinha poderes afrodisíacos. No século 15, a alcachofra cultivada, aparece em pinturas do renascentista Vincenzo Campi e do Arcimboldo. Catarina de Médici levou esta iguaria para França pela primeira vez, depois de se casar com o Rei Enrico II. Também o Rei Luigi XIV era grande consumidor. Foram os holandeses que levaram para Inglaterra as alcachofras e Enrico VIII gostou tanto que mandou plantar alcachofra no jardim dele em 1530.
Os espanhóis e os franceses levaram esta planta para as America no século XVIII, na Luisiana e na Califórnia, onde hoje se multiplicam com tanta facilidade que viraram praga.
Segundo a FAO se produz aproximadamente 1.300.000 toneladas de alcachofras, 80% na área do Mediterrâneo sendo 56% na Itália, o restante na Espanha e França. Fora da Europa, se produzem alcachofras na Califórnia para atender o mercado dos Estados Unidos, o maior exportador de alcachofras é o Peru, que começou produzir para atender os países europeus fora da safra de lá. No Brasil se produz alcachofras principalmente na região de Piedade, esta cultura foi introduzida pelos imigrantes italianos porém, a maioria dos produtores são japoneses e a festa da alcachofra acontece em São Roque onde quase não se produz alcachofra.
Este é o Brasil, globalizado por natureza.

Na Itália existem algumas variedades diferentes de alcachofras, mudando de tamanho e de sabor, a principal diferença das brasileiras é que as italianas são bem menos fibrosas (veja na foto acima) e se comem quase por inteiro. Existe um tipo tão delicado que se come crua, laminada.
Quando falamos das pequenas (alcachofrinhas) as brasileiras (em minha opinião) são melhores que as italianas para serem feitas em conserva.

NO FRICCÓ PREPARAMOS VARIOS PRATOS COM ALCACHOFRAS.

Carpaccio de carne com lascas de alcachofras e queijo pecorino.
“Cuore” de alcachofra gratinado com espinafre e parmesão
Risotto com camarão e alcachofra
Alcachofra inteira a moda da Marisa

Um comentário: